Skip to main content

Carmen Hertz


Carmen Hertz é uma figura proeminente na história contemporânea do Chile, cuja vida e carreira estão intrinsecamente ligadas à luta pelos direitos humanos e à busca incessante por justiça social.

Desde sua juventude, Carmen Hertz demonstrou uma paixão pela justiça e pelos direitos humanos. Militante desde o final da década de 1970, ela ingressou no Partido Comunista de Chile durante a presidência de Salvador Allende. Durante esse tempo, Hertz desempenhou um papel fundamental na implementação da Reforma Agrária, destacando-se como uma defensora dos camponeses e trabalhadores rurais.

No entanto, o golpe de Estado de 1973 transformou radicalmente a vida de Hertz. Seu marido, Carlos Berger, foi brutalmente assassinado pela Caravana da Morte, uma operação liderada pelo regime militar recém-instalado. Esse evento traumático não apenas a levou ao exílio, mas também a impulsionou a dedicar sua vida à defesa dos direitos humanos e à luta contra a ditadura.

Durante seus anos de exílio, Hertz continuou sua batalha incansável, trabalhando em organizações de direitos humanos na Argentina e na Venezuela. Seu retorno ao Chile em 1977 marcou o início de uma nova fase em sua carreira, onde ela se envolveu ativamente na Vicaria de la Solidaridad, proporcionando assistência jurídica às vítimas da ditadura.

Ao longo das décadas seguintes, Hertz ocupou diversos cargos públicos e políticos, demonstrando uma dedicação inabalável à causa dos direitos humanos. Sua atuação como abogada do Ministério de Relaciones Exteriores, embaixadora do Chile na Hungría e integrante del Comité Asesor del Equipo Jurídico representante do Chile ante a Corte Internacional de Justiça (CIJ) de La Haya são exemplos de seu compromisso com a justiça e a diplomacia. Atualmente ela é deputada da República do Chile.

Além de sua atuação política, Hertz também é reconhecida como uma escritora prolífica, autora de livros como "Operación Siglo XX" e "Operación Exterminio: La represión contra los comunistas chilenos". Seus escritos oferecem uma visão detalhada dos eventos traumáticos que moldaram a história recente do Chile.

Em reconhecimento a seu trabalho incansável, Hertz recebeu numerosos prêmios e honrarias, incluindo o Premio Internacional René Cassin e o Premio dos Direitos Humanos Jaime Castillo Velasco. Seu legado como defensora dos direitos humanos continua a inspirar gerações futuras a se levantarem contra a injustiça e a opressão em todas as suas formas.

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!